Curso Internacional de Espeleoresgate 2016

May 23, 2016 • CarlosGrohmann

Estão abertas as inscrições para o Curso Internacional de Espeleoresgate 2016.

O curso é organizado pelo Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas em conjunto com a Federação Francesa de Espeleologia (FFS) e o Espeleo Socorro da França (SSF), com apoio do Espeleo Grupo de Brasília (EBG) e Meandros Espeleo Clube.

O curso será realizado na região do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Vale do Ribeira, São Paulo. Mais precisamente, nas áreas do Bairro da Serra (pertencente ao município de Iporanga) e Núcleos Ouro Grosso e Santana. O Município de Iporanga fica a aproximadamente 300 km de São Paulo, e o Bairro da Serra, a 15 km por estrada de terra da Sede do município. A região representa um das mais importantes regiões cársticas do Brasil com centenas de cavernas cadastradas, trilhas e cachoeiras.

O curso é abrangente com uma ampla programação de aulas práticas. Destinado aos espeleólogos mais experientes e com pleno domínio das técnicas verticais. As atividades têm um apelo prático e abordam os mais modernos e eficientes sistemas de socorro no ambiente cavernícola.

Programação:

Apresentação do curso, instrutores e alunos
Apresentação de históricos e especificidades dos resgates em cavernas na França e Brasil
Técnicas de equipagem de progressão em resgate e regras de segurança
Funções e as competências dos socorristas
Técnicas de assistência à vítima, ponto quente, desobstrução e remoção com maca espeleológica
Apresentação de técnicas e equipamentos de sistemas de comunicação
Organização do resgate e equipes
Gestão do socorro
Exercícios práticos do conteúdo abordado
Simulado final incorporando todo o conteúdo

Datas: de 04 a 11 de setembro de 2016

Os interessados em participar em qualquer um dos módulos devem baixar a FICHA de INSCRIÇÃO, que deve ser enviada com as informações solicitadas para o email eziorubbioli@gmail.com até o dia 30 de junho. A comissão organizadora irá avaliar o perfil e experiência dos candidatos confirmando a reserva até o dia 15 de julho.

A partir da confirmação, os interessados terão um prazo de 10 dias para efetuar o pagamento. Lembramos que o não cumprimento deste prazo implica no cancelamento imediato da inscrição. O número de vagas é limitado e existe um grande número de interessados.

Prazos:
Até 30 de junho: envio da ficha de pré-inscrição De 01 a 15 de julho: confirmação e aceitação da inscrição Dia 29 de julho: data limite do pagamento da primeira parcela. Dia 15 de agosto: pagamento final Mais informações estão disponíveis na Primeira Circular.  

     

Comments

Deyvid Santana: Esterei pronto e em condiçõesw mais uma vez com essa galera.