Nunca mais compro nada nas Lojas Americanas

Jul 18, 2010 • CarlosGrohmann

Essa bizarrice eu tinha que postar. Na primeira vez que comprei nas Lojas Americanas (LA) pela internet, foi um netbook para meu projeto FAPESP. Pesquisei e vi que a LA tinha uma promoção. Fui lá no site e fiz a compra com cartão de crédito. Pouco depois eu recebo um email dizendo que o pedido já estava autorizado pela operadora do cartão, mas que por motivos de segurança era necessário confirmar alguns dados. Como era minha primeira compra e o valor era acima de mil reails, achei normal.

De acordo com o email, eu tinha duas opções: a primeira seria mandar uma cópia escaneada da fatura do cartão, ende constasse o número do pedido. Ah, tenha dó! Se eu acabei de fazer o pedido, e ele ainda não foi processado pela operadora do cartão, como é que esse pedido vai constar na fatura?? Impossível. E não me venham com choro dizendo que poderia ser uma outra fatura do meu cartão com o número do pedido anotado na danada, porque isso seria muito tosco. E ainda não serviria para provar que o cartão é meu. Aí vem a segunda opção: enviar uma série de dados para confirmação, como nome completo da minha mãe, número disso, número daquilo, cor do olho esquerdo do cachorro que eu tinha com dez anos de idade e sei lá mais o quê. Catzo! Só falta me perguntarem qual minha missão e qual a capital da Assíria!(*)

Mas, como não tinha outra maneira, respondi o tal do email e confirmei os dados. Poucos dias depois recebi o netbook. Passados uns dois meses, resolvi comprar um roteador wireless (para mim, nada a ver com a FAPESP agora). E acabei me vendo novamente no site da americanas.com, desta vez achando que tudo ia ser mais fácil, já que eu já havia feito todas as confirmações de cadastro da outra vez. Óbvio que não. No dia seguinte do pedido, quem é que a parece na minha caixa postal? O maledeto email pedindo que eu confirme de novo todos aqueles dados. Ah, não, dessa vez não. Fiquei puto de raiva e resolvi que ia cancelar o pedido.

Tentei ligar no atendimento e depois de uns 15 minutos de espera, uma mocinha atende e pergunta qual meu problema. Eu digo que quero cancelar o pedido e ela pede para eu esperar. tu-tu-tu… PQP! Desligou na minha cara! Liguei de novo. Dessa vez pelo menos a pessoa que me atendeu dessa vez não desligou e continuou o atendimento. Quando ela me perguntou porque eu queria cancelar, expliquei a situação (cada vez mais nervoso, claro) e ainda disse que eu ia comprar no Submarino porque lá ninguém me enchia o saco com esse tipo de coisa. E que não adiantava a conversinha de que é um procedimento padrão, lá, lá, lá. No fim ela disse que havia cancelado e que eu iria receber um email confirmando o cancelamento. E aí acontece o quê? Eu recebo um email dizendo que a compra havia sido aprovada! E que iria ser entregue em dois dias! Simples né? Se o cliente quer cancelar porque não gostou do atendimento, aprova a javiraca da compra que obviamente ele não vai recusar. Já havia comprado mesmo, está precisando do produto… Resumindo, para mim ficou claro a falta de profissionalismo, para não dizer ética (ops, falei), dessa empresa. Eu NUNCA MAIS compro nada lá. Mesmo que em outro lugar seja mais caro, estou fora.

(*) Nínive.